segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Tudo acaba em forró

Não vivo só de trabalho não, de vez em quando rola festa também. Dá uma preguiça danada, eu sei: roupa, maquiagem, unhas e toda aquela preocupação com o cabelo pra não sair de casa parecendo um personagem do Tim Burton. Mas ai teve essa formatura do primo do Maurício e eu, que sequer fui pra minha formatura, encarei de boa.

Lembro de ter ido a poucas festas de formatura na minha vida. Ok, eu odeio muito, de verdade. O pretexto mais comum é virose, e o exibível vira morfo em gavetinhas espalhadas pelo meu quarto. Não sei ai por fora, mas aqui em Teresina há essa febre de festa-de-formatura-super-evento-badaladissimo. Tem gente se matando todo fim de semana pra conseguir um exibível. Tem gente que VENDE exibível pra formatura de Direito com a banda AVIÕES DO FORRÓ. Rola esse comércio paralelo sim, tô te dizendo.

Mas sim, quaaaaaaaando eventualmente vou a alguma formatura, é sempre muito engraçado. Primeiro acho muito brega vestido de formanda, nossa. Eu e Mauricio estamos rindo muito até hoje de um modelo arrasador lá que deixava o peito da menina parecendo uma língua, de tanto balançar. Depois curto demais galera tomando porre e descendo do salto. Do meio pro fim tá todo mundo descalço, dançando swingueira com a cara cheia do whisky.

Ok, tem a parte emocionante também. Eu acho lindo quando os formandos vão sendo chamados um a um, e eles vem desfilando com suas músicas preferidas ao fundo. Eu tava prestes a me emocionar quando a primeira formanda de cara me apresenta um pout-pourri escroto daqueles. Não sei se é regra, mas pelo que analisei, cada formando tem direito a escolher até três músicas. Daí a menina vem descendo ao som de 'I Gotta Feeling' e quando a galera tá no 'uuuuu, uuuuu', vem aquela mudança brusca para 'DESCE, DESCE, DESCE PIRIGUETE'. No meio da passarela ela encontra o padrinho de formatura e os dois juntos começam a dançar 'EU VOU CANTAR PRA TUUUU, GIRL BEAUTIFUUUUUL'. Fim da cena.

Não julgo a menina, sabe. Os meninos também pisaram feio em suas playlist, com destaque para um carinha que entrou na pista ao som de uma swingueira de quinta e finalizou com 'Profissional Papudinho', do eterno Roberto Vilar. Abraçando algum familiar no centro da passarela, o menino ainda tirou do bolso um papel quadradinho e mostrou para nós, plateia atenta: era a carteira de profissional papudinho, juro.

Uma das formandas quase ganha meu voto por escolher 'Boa Sorte', da Vanessa da Mata - infelizmente na versão de, argh, Claudia Leite. Um outro carinha também entrou bonito com 'Você não sabe o quanto eu caminheeeeeeei', dos bons tempos de Cidade Negra. Não fosse ter terminado com o forrozão 'Elas ficam loooooucas', ganharia de mim um abraço afetuoso.

O que eu fico imaginando é o que passa pela cabeça dessas pessoas quando vão fazer essa seleção. As músicas parecem diretamente saídas da última micareta ou de um cd greates hits do pagode do Saci. Não sei, não sei mesmo. Fico imaginando no momento dos preparativos, cada um chegando com as músicas num pen drive, neguim dizendo 'caaara, tive que botar Chicabana, só me lembra aquele carnaval em Luis Correia', e outro 'E eu tive que escolher Garota Safada, claro, é minha história com a fulaninha'. Mas que porra.

Eu não sei, porque não tive festa de formatura, nunca nem parei pra pensar nisso. Só acho que escolher uma música naquele momento onde seus amigos e família estão pra lhe prestigiar, depois de anos de brigas e amizades na faculdade, merecia pelo menos um pouco mais de senso e dedicação. Algo como a-música-da-minha-vida, sei lá. Fui comentar isso aqui em casa e quase levei pedra, pra variar. Minha mãe disse que eu não tava considerando o fato de que essas pessoas GOSTAM dessas músicas, e que nem todo mundo vivia de Caetano, Chico e Novos Baianos, como eu. Nada contra swingueira nem forró - ok, swingueira sim - no fim das festas é o que todo mundo acaba ouvindo. Mas daí pra encerrar perguntei se ela escolheria Diana como música de entrada, que é o que ela sempre pede depois de duas ou três cervejas. Seria lindo ela entrando no salto, de vestidão chique e a galera no coral 'OOOOOOOOH MEU AMAAAAAAAAADOOOOOO'. Negou na lata.

Um comentário:

  1. tá com 3 formaturas que eu vou que tem umas meninas que descem com 'ela balança mas não para, vucovucovuco'. e eu faço sempre o mesmo comentário: A PESSOA DEMORA 4 ANOS PRA FORMAR E COMEMORA COM ELA BALANÇA MAS NAO PARA?

    ResponderExcluir