quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ela é demais

- Luana, a Tatiara é tudo isso mesmo?

Essa pergunta foi dirigida a mim dia desses, alta madrugada, no msn. E me fez refletir. Não que eu não tivesse a resposta na ponta da língua em imediatos dois segundos depois. Mas porque de repente eu me dei conta de que estava na hora.

Tatiara de França. Esse é o mesmo nome que eu lia ha uns 5 anos, quando eu só sabia que era quinta-feira quando pegava o jornal que jogavam no jardim e via ele. Lá estava, em formato compacto, cores fortes, fontes atraentes. Parecia feito pra mim. Era o Forteens. E, embora Tatiara de frança ainda fosse um nome completamente estranho para mim, seu filhote e projeto já fazia parte da minha vida.

Foi então que este ano aconteceu o que os mais apressados chamariam de obra do destino. Ou acaso, tanto faz. E eu consigo lembrar exatamente o primeiro contato que a loirinha fez comigo no Twitter. O que me surpreendeu, é claro. Não por uma proposta de emprego em um microblog, mas pela capacidade invejável de ser simpática e cativante e ao mesmo tempo tão profissional em um site de relacionamentos que eu ainda nem sabia usar direito.

Ai lá se foi eu, ansiosa e amedrontada, conhecer pessoalmente essa menina-mulher Tatiara. Enquanto ela, editora, tentava me explicar como funcionava mais ou menos a nave louca da redação, eu pensava como eram lindas as sapatilhas dela. Dividida entre a empolgação de um novo estágio e o fanatismo - por deus, era ela mesmo a mamys do Forteens? Um sorriso acolhedor, um olhar compreensivo, uma fala rapidinha de quem tem tanto o que ensinar. A Tati me conquistou, ali mesmo, sem nem pedir licença.

Hoje, ali, no computador ao lado dela, eu fico só babando enquanto ela fecha uma, duas, três mil páginas. Pode mandar, ela desenrola. Inspiração, é isso que ela chama de competência. E deve ser isso também que faz ela entrar no msn uma hora da madrugada para ver as fotos de uma entrevista e ir dormir imaginando como encaixá-las nas páginas coloridas só para valorizar o trabalho do fotógrafo. A Tati levanta a gente, te chama de linda e pergunta se tu fez a sobrancelha. 5 minutinhos de conversa já é o suficiente para se sentir bem, e esse talvez seja o seu maior dom. Não adianta, ninguém é parecido. E sabe por que? Porque ela ama o que faz.

Nem só aquele bolo de festa que guardou pra mim, nem os bloquinhos, canetas, squeezes, fitinhas de santo e camisetas trazidos de muitos cantos do Brasil são os responsáveis pela opinião que formei sobre a the França. Tem toda uma admiração e encantamento por trás disso, que talvez, um dia quem sabe, eu consiga explicar direito. Ela deixa meus dias mais felizes - mesmo ao som de Pitty - e menos cansativos - e juro, o fato de compreender os atrasos nas matérias nem tem nada a ver com isso, tá legal?

E sabe, eu tô aqui escrevendo curiosa pra ver o Forteens de amanhã. Porque sei que, mais uma vez ela vai me surpreender e me encantar com as sacadas de títulos, destaques e posicionamento das coisas de um jeito que só ela consegue fazer. E eu vou recortar e guardar na minha pasta de coleção, exatamente como fazia 5 anos atrás com as minhas cartinhas que ela respondia e publicava toda atenciosa no Forteens. Só que agora, é um contexto mais especial. Nossos nomes ali juntinhos, na cabeça da matéria, pode não representar nada pra você, leitor. Mas para mim, chama-se realização.

- Sim, ela é tudo isso e muito mais.

3 comentários:

  1. eu assino embaixo e fiquei foi com ciúme, ó. Que a Tati é minha, viu, dona Luana?
    :-p

    ResponderExcluir
  2. O seu blog é muito interessante. Bem legal mesmo. Estou aqui lhe convidando a visitar o meu blog, e se pssivel seguirmos juntos por eles, estarei grato lhe esperando lá
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir